Gestão do Tempo e Produtividade

Qual a relação entre Gestão do Tempo e Produtividade?

Você sabe qual é a relação entre gestão da produtividade e do tempo?

Para quem busca se tornar mais produtivo ou gerir uma equipe que produza mais, esse é um tema muito importante. Por isso, leia este artigo com muita atenção!

Contudo, antes de iniciarmos, não se esqueça de compartilhar este conteúdo no seu Linkedin e em suas redes sociais. Agora, vamos lá!

O que é gestão da produtividade?

Antes de mais nada, é importante entender bem o que é a gestão da produtividade. Como o próprio nome já diz, a gestão da produtividade é o ato de gerir a sua produção.

Na nossa concepção, essa é uma junção da gestão de atividades e da gestão do tempo.

Assim, para que você consiga fazer a gestão da produtividade da forma certa, é de suma importância que você tenha controle sobre as suas atividades e o seu tempo. Sem isso, você jamais conseguirá ser produtivo.

Dessa forma, tendo essas duas coisas, você conseguirá gerir e analisar o seu desempenho produtivo.

A importância da gestão da produtividade dentro da equipe

Para uma equipe, é de suma importância que a gestão da produtividade seja um pilar forte. 

Sem conseguir analisar bem o quão produtiva a equipe está, será impossível otimizar os resultados dela.

Por isso, sendo o gestor, está nas suas mãos gerir a produtividade dos seus colaboradores e otimizar aquilo que conseguir. 

Como desenvolver a gestão da produtividade dentro da sua empresa

Para começar a desenvolver a gestão da produtividade dentro da sua empresa, você precisa olhar para a base. 

Quando falamos em olhar para a base, estamos nos referindo a olhar para os pilares dessa gestão, no caso, a gestão do tempo e das atividades.

Aprendendo a gerir bem o tempo e as atividades que são passadas para cada colaborador, será possível desenvolver a gestão da produtividade como uma cultura dentro da empresa.

Desse modo, a base de toda gestão são os dados. Com isso, começando a analisar o tempo que cada colaborador leva para executar uma demanda, por exemplo, você conseguirá começar a gerir a produtividade da sua equipe. 

Como ter uma equipe mais eficiente através da gestão

Agora, após você ter gerido a produtividade e o tempo dos seus colaboradores, está na hora de olhar para a produtividade deles.

Para isso, comece colocando cada integrante do seu time na posição em que ele é mais produtivo. Para explicar melhor, vamos ver um exemplo:

Fazendo a gestão de atividades, vamos supor que você tenha percebido que um colaborador X faz a função Y em 20 minutos. Mas ao mesmo tempo você viu que o colaborador Z faz essa mesma função em 10.

Dessa forma, não há dúvidas que você terá que realocar esses colaboradores. Isso fará com que a sua produção renda mais em um tempo menor, o que a torna mais eficiente.

Para alcançar a alta produtividade, você terá sempre que fazer pequenas melhorias dentro da sua equipe. Isso é fundamental.

Tags :

Compartilhe

Autor:

Adam Nöckel

Presidente do IDHE – Instituto de Desenvolvimento Humano e Empresarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *